VANCOUVER, BRITISH COLUMBIA – revoluções tecnológicas são um negócio sério, e a impressão 3D no mercado primário, de acordo com Wohler Associates, tem crescido a uma impressionante taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 25% desde 1989 e 27% desde 2009. No ano passado, o mercado cresceu para US $ 3.07B, com um CAGR de 34,9% – a mais alta em 17 anos.
Mesmo arranque suave do mercado para 2014 tem feito pouco para amortecer os analistas otimistas.”Acreditamos que há forte, acelerando fundamentos por trás de todo o hype associado com impressão 3D”, afirma um relatório de 2014 da RBC Capital Markets. “Como o mercado profissional de impressão 3D se estende para além do mercado tradicional protótipo para produção em massa, e os consumidores adotam a facilidade da tecnologia dado de uso e mercados on-line … vemos o mercado de impressão 3D manter um CAGR de 24%, para US $ 15B-plus na receita até 2021. ”
Em uma entrevista exclusiva com o Financial Press, presidente, fundador e CEO da Tinkerine Studios Ltd., a primeira capital aberto pure-play para fabricar e vender impressoras 3D no Canadá, Eugene Suyu afirma “Não vai demorar muito para que a tecnologia de impressão 3D torna-se padrão questão em cada casa “. Tinkerine desenvolve, fabrica e distribui impressoras 3D, software e materiais para os mercados de consumo e de educação.
O foco da empresa até à data tem sido em modelos “prosumer”, concebidos para o entusiasta casa, bem como para aplicações comerciais leves e de consumo. Em 2013, impressora Ditto + 3D da empresa foi batizada de “Surprise Hit” e vice-campeão de “Best Value” e “Melhor Documentação” pelo hobby influente Faça Magazine.
Com seu foco no consumidor e uma paixão pela educação, é tentador comparar Tinkerine a MakerBot – MakerBot é agora uma subsidiária da Stratasys Incorporated, um peso pesado no mercado de impressão empresarial 3D. Desde 2009, a MakerBot já vendeu cerca de 22.000 unidades de seus 2.000 $ – $ 3.000 impressoras 3D orientada para o consumidor. Em 2013, a Stratasys anunciou a aquisição da MakerBot em um negócio de ações no valor de $ 403.000.000. Mais tarde, naquele mesmo ano, MakerBot anunciou MakerBot Academy, a sua missão “para colocar uma impressora MakerBot Desktop 3D em todas as escolas nos Estados Unidos.”
“Precisamos colocar impressoras 3D nas escolas”, diz Suyu. “À medida que a tecnologia se torna generalizada, terá de ser adotado por alunos mais jovens, porque os conjuntos de habilidades subjacentes se tornará necessária como parte da vida cotidiana.”
De acordo com Tinkerine, o potencial de mercado da educação para impressoras 3D na América do Norte é enorme, compreendendo oito milhões de educadores que ensinam algumas 60,7 milhões de estudantes em cerca de 113.000 K-12 escolas. Além disso, existem cerca de 21 milhões de estudantes matriculados em mais de 4.600 intuições de ensino pós-secundário e superior.
De acordo com a visão de Suyu, Tinkerine anunciou recentemente a formação de “Tinkerine U”, uma iniciativa educacional que possui Simon Fraser University como seu parceiro colaborativo. “Ao fornecer aos professores um programa de ensino coerente”, diz Suyu “, podemos ajudar a guiá-los em seus esforços para educar os alunos. Além disso, Tinkerine U irá fornecer o hardware e software para facilitar a instrução e exploração criativa de impressão 3D necessário. ”
“Daqui para a frente”, diz Rob Smith, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Tinkerine, “nós temos um plano estratégico, e nós acreditamos que temos os recursos em lugar de executar esse plano. Importante, acreditamos que temos forte vantagem do primeiro para obter 3D impressoras e nosso currículo software em escolas canadenses “.
Smith, acredita que é o momento certo para Tinkerine a fazer incursões na educação vertical. “Dentro do mercado canadense há um empurrão para começar a configurar os alunos de competências baseados em carreira tão cedo quanto de grau sete. Além disso, há uma mudança acadêmica geral para a tecnologia de ensino em idade mais precoce. Ambos os fatores alimentados em nossa decisão de mercado nossas soluções de impressão 3D para as escolas. ”
Suyu e Smith descrever Tinkerine como uma empresa posicionada na interseção de dois mercados em expansão: de impressão 3D e de tecnologia da educação (Ed Tech). De acordo com a CB Insights, uma capital de risco e dados de investimento anjo, Ed tecnologia atingiu um recorde no 1 º trimestre de 2014, com os investidores despejando mais de US $ 559m em 103 negócios -. Quase 45% do total do financiamento para o setor em toda a 2013 O recorde trimestre veio depois de investimentos Ed tecnologia chegou a US $ 1,25 bi em toda 378 ofertas em 2013, o segundo ano em linha reta de mais de US $ 1 bilhão investido em setor de Ed Tech. “Os investidores”, escreve CB Insights, “são claramente otimista sobre a indústria da educação.”
Enquanto isso seria tolice ignorar os riscos de investir em uma tecnologia emergente, seria igualmente absurdo não considerar incrível potencial do mercado. Risco, afinal, mitigado por uma ordem de stop loss reconfortante, é o outro lado da recompensa.
Fonte: Computer Graphics World