A Computação Gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral — em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas, desde a própria informática, ao produzir interfaces gráficas para software, sistemas operacionais e sites na Internet, quanto para produzir animações e jogos.
Origem e desenvolvimento
A computação gráfica surge da necessidade humana para visualização de dados. Um dos aspectos mais importantes está no desenvolvimento dos dispositivos de interação humana (monitores, mouses, teclados).
Aplicações
A computação gráfica intervém em diversas áreas, tais como:
- Artes : para expressão artística utilizando os ambientes gráfico-computacionais como meio ou fim, tais como gravura digital, arte digital, web arte.
- Arquitetura e Design de Produto: para desenvolvimento gráfico dos projetos de forma visual e com a aplicação dos cálculos matemáticos para os testes dos projetos quanto a resistência, a variação de luz e ambientes.
- Jogos: a indústria do entretenimento atualmente dá mais lucro que a cinematográfica!; jogos são a maior aplicação da computação gráfica, e a grande motivação para seu desenvolvimento.
- Cinema: para produção de efeitos especiais, retoques nas imagens do filme, e filmes de animação; um dos primeiros filmes à utilizar efeitos em pessoas e elementos foi Exterminador do Futuro e o primeiro filme à utilizar efeitos especiais em animais foi Jurassic Park.
- Engenharia: para simulação de todas as espécies de eventos físicos e químicos dos materiais envolvidos nos projetos em elaboração.
- Geoprocessamento : para geração de dados relacionados à cidades, regiões e países.
- Medicina: para análise de exames como tomografia, radiografia, e mais recentemente o ultra-som (que consegue gerar a partir deste uma imagem em 3D).
- Design Visual: para o desenvolvimento de mídias visuais, desde a impressa (como propagandas em revistas e outdoors) quanto para o auxílio cinematográfico dos comerciais televisivos.
Conceitos
- Imagem: pintura bidimensional, podendo ser um desenho ou uma fotografia, também pode ser capturada através do olho humano.
- Pixel: contido em imagens digitais, o pixel é a menor parte de uma imagem, geralmente são representados em forma de quadrados ou círculos.
- Gráfico: são representações visuais em uma superfície, geralmente usados para se mostrar uma cena, os gráficos podem ser bidimensionais ou tridimensionais.
- Renderização: processo de gerar uma imagem a partir de modelos em um mundo tridimensional.
- Projeção 3D: método de mapear pontos tridimensionais em plano bidimensional.
- Ray Tracing: técnica usada para gerar uma imagem, tracejando o caminho da luz através de um plano de imagem.
- Sombreamento: técnica de calcular o nível de escuridão em modelos 3D.
- Mapeamento de textura: método de aplicar detalhes a uma superfície 3D lisa.
Geração de imagens em um computador
Toda a computação gráfica é embasada em pixels, que são pontos que fazem com que a imagem seja sintetizada visualmente em um monitor. Seja em 3D por modelagem tridimensional ou 2D, o profissional em computação gráfica trabalha direta ou indiretamente com pixels e suas compressões, isso porque todo o nosso formato de vídeo, tanto monitores, televisores, celulares, cinema ou qualquer tipo de emissor de imagens, atualmente é interligado por uma série de algoritmos e ferramentas padrões de construção e edição de imagens, levando em conta que a maioria de criações e edições passam por um computador para um resultado melhor ou mais atraente.
Atualmente, as ferramentas para a construção de imagens (os softwares) lidam praticamente sozinhos com toda a parte algorítmica do hardware; quanto mais específico for o resultado de uma determinada ferramenta, mais real o objeto criado será. No entanto os programas mais poderosos são bastante flexíveis em relação a isso, ou seja, é possível em muitos softwares que novas ferramentas sejam criadas por usuários que tenham um mínimo de conhecimento em programação. É possível criar verdadeiros programas dentro desses programas, como é o caso do 3D Studio Max, software para criação de imagens em 3D da Autodesk, ou do Software livre Gimp para desenhos em 2D. Desta maneira, o usuário pode tanto criar algo que seja mais próximo a seu interesse como também diminuir em muito seu tempo de trabalho.
Fonte : Wikipédia e TRUPED